Objectivos do Teste do 8º6 ( 2ºPeríodo )

Na próxima segunda feira – dia 28 de Março – os alunos do 8º6º irão realizar o teste de avaliação sumativa do segundo período.

De acordo com a estrutura do teste intermédio, o teste irá estar dividido em três partes :

I – Perguntas de resposta de escolha múltipla.

II – Perguntas de resposta restrita

III – Perguntas de resposta de desenvolvimento.

Os objectivos para o teste são os seguintes :

  • Justificar o aparecimento do Renascimento nas cidades italianas.
  • Definir mecenato, antropocentrismo, geocentrismo, heliocentrismo, geocentrismo.
  • Identificar os principais humanistas e as suas obras.
  • Descrever os factores que estiveram na origem da crise da Igreja.
  • Caracterizar as religiões protestantes.
  • Reconhecer na reacção da Igreja Católica uma acção de Reforma e Contra-Reforma.
  • Justificar a crise do Império Português do Oriente.
  • Descrever os acontecimentos que conduziram à União Ibérica.
  • Indicar as promessas feitas por Filipe II nas cortes de Tomar.
  • Localizar os territórios do império holandês e do império inglês.
  • Caracterizar a mentalidade capitalista.
  • Definir mar fechado e mar livre.

 

Published in: on 14 de Março de 2011 at 12:18  Comments (14)  
Tags: , , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://osoitavosnahistoria.wordpress.com/2011/03/14/objectivos-do-teste-do-8%c2%ba6-2%c2%baperiodo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

14 comentáriosDeixe um comentário

  1. Muito bom dia professora Luísa, gostava de tirar uma dúvida. Em relação ao ponto “Definir mecenato, antropocentrismo, geocentrismo, heliocentrismo, geocentrismo.” basta dizer assim: Mecenato é a actividade dos mecenas que eram as pessoas que financiavam as letras, as artes e as ciências. Antropocentrismo é quando o homem se considera o mais importante ser da criação, estando ele no centros das antenções. Geocentrismo é a teoria defendida por Ptolomeu que dizia que no centro do universo estava a terra e que todos os astros andam à volta dela. Heliocentrismo é a teoria defendida por Copérnico que dizia que no centro está o sol e que todos os astros andam em seu redor.
    No ponto “Descrever os acontecimentos que conduziram à União Ibérica.” posso dizer assim: Rei D.Sebastião ao ver a crise que Portugal passava resolveu conquistar Marrocos, visto que se situava relativamente perto de Portugal e que nos fornecia diferentes produtos também. No entanto o rei acabou por desaparecer durante a batalha ficando Portugal sem rei. Subiu ao trono então Cardeal D. Henrique mas devido à sua idade avançada e ao seuc argo religioso não podia ter descendentes ficando de novo Portugal sem rei, aparecendo três candidatos ao trono, D. Catarina, D. António e D. Filipe II, de Espanha, saindo vitorioso D. Filipe dando assim origem à União Ibérica.
    Desculpe estar a incomodar, mas são dúvidas que gostava de tirar.

    Com os melhores cumprimentos,

    João Valente

  2. Boa tarde
    João, as tuas respostas encontram se completas. não te esqueças de analisar as diferentes promessas feitas pelo rei espanhol que levaram à sua escolha pelas cortes de Tomar.

    • Boa noite,professora luisa tenho uma duvida no grupo 2 o que saao perguntas de resposta restrita?Muito Obrigado espera a sua resposta!!

      • Boa tarde
        São respostas em que tens que responder com base na análise dos documentos.

  3. Bom dia stora, era só para avisar que lhe enviei um email com uma resposta a um dos pontos dos objectivos, só que como eram um pouco grande pensei que fosse melhor enviar por mail.
    Fico a aguardar a sua resposta.
    Com os melhores cumprimentos,

    João Valente

    • Vou ver o mail e respondo via mail.

  4. Boa tarde stora, no ponto que diz ” Descrever os factores que estiveram na origem da crise da Igreja “, a stora pretende exactamente o que ? Nao estou a perceber .
    Aguardo a sua resposta enquanto estudo, obrigado .
    Ate amanha .

  5. Stora fui eu que perguntei, Diogo Mateus .

  6. Boa tarde stora, no ponto em que diz ” Descrever os factores que estiveram na origem da crise da Igreja ” o que e que a stora pede exactamente ?
    Nao estou a perceber .
    Aguardo a sua resposta enquanto estudo, obrigado .
    Ate amanha .

  7. Olá professora ! Desculpe o incomodo mas gostaria de tirar algumas duvidas.
    No objectivo “justificar o aparecimento do renascimento nas cidades italianas” podemos dizer assim: o renascimento foi um movimento cultural e artistico que existiu na Europa entre o séc. XV e XVI. Este movimento cultural iniciou-se em Itália onde existiam muito vestigios romanos, que serviam de modelos aos artistas e aos mecenatos. O mecenato das elites das várias cidades italianas enriquecidas pela actividade comercial, artesanal e financeira, rivalizavam entre si, difundiam este novo movimento.Mas não era apenas a cultura romana que ali era divulgada, depois da tomada de contantinopla pelos turcos, muitos intelectuais de origem grega divulgaram o conhecimento da lingua e das obras clássicas.As cidades onde se desenvolveu o renascimento foram: Florença, Milão, Veneza e Roma.
    No objectivo “Caraterizar as religioes protestantes” podemos dizer assim: Os principios da reforma protestante foram a aturidade unica da biblia em questões de fé, a relação directa do crente com Deus, a alteração da doutrina da igreja. As ideias luteranas expandiram-se pela Europa e influenciam o aparecimento de outros movimentos religiosos, como o de João Calvino que desenvolveu a reforma religiosa de genebra (Suiça). Dando especial atenção á predestinação, o calvinismo, constituio um movimento muito forte com seguidores na França e na Europa Central. As ideias calvinistas foram vem aceites na Grã-Bretanha e originaram a Igreja Presbiteriana na Escócia e a Igreja Anglicana em Inglaterra.
    no objectivo: ” Caracterizar a mentalidade capitalista” podemos dizer: A mentalidade capitalista, base do sistema económico designado por capitalismo, baseia-se no investimento e na obtenção de lucros para isso são utilizados meios como os bancos, as bolsas de valores e as companhias comerciais.
    A mentalidade capitalista deve-se ao sucesso económico da Holanda e da Inglaterra que viveram condições politicas e sociais propicias a esse desenvolvimento. Paralelamente verificou-se o desenvolvimento de novas formas de organização comenrcial e financeira.

    Aguardo a sua resposta.
    Com os melhores cumprimentos,

    Liliana Moreira

    • Nas religiões protestantes, deves analisar as diferenças que existem entre as 3 religiões e os países que aderiram ás diferentes religiões.
      Não se esqueçam q neste teste vai ser tido em conta a organização do texto escrito

      • Obrigado professora mas relativamente aos outro dois pontos está tudo bem ?

        Aguardo a sua resposta !

  8. Desculpe o incomodo mais uma vez mas queria tirar outra dúvida ..
    no ponto “descreve os factores que estiveram na origem da crise da igreja” podemos dizer assim : ” os factores que estiveram na origem da crise da igreja foram: a venda de cargos religiosos, pois os titulos eclesiasticos eram comprados, o que contribuia para aumentar os lucros da igreja e dava beneficios de rendas e previlégios do clero a quem os conprava; a falta de preparação e vocação de muitos membros do clero, que pra além de não terem os conhecimentos necessários á pratica religiosa, não cumpriam muitas das suas obrigações pois muitas das vezes não viviam nos locais para onde não estavam nomeados; O luxo, a ostentação e a vida mundana e imoral de muitos membros do clero que davam um mau exemplo aos fiéis e os tornava desgostosos com a igreja; A venda de bulos de indulegências para conceder o perdão pelos pecados cometidos, para financiar as elevadas despesas da construção da basílica de São Pedro entre outras obras artisticas.

    Onde a setora pede para localizar os territórios do imperio holândes e do império inglês, nós vamos ter de apenas localizar no mapa ou também teremos de saber o nome exacto das regiões ?

    Aguardo atenciosamente a sua resposta.
    Com os melhores cumprimentos,

    Liliana Moreira

  9. Boa noite professora.
    Era só para informar que lhe enviei um e-mail sobre o trabalho das palntas.
    Fico a aguardar a sua resposta, com os melhores cumprimentos,

    João Valente


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: